quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Junta de freguesia compra viatura por 10.000€ em Dezembro 2011

A 6 de Janeiro de 2012, Ocorreu a 2ª Reunião da Sessão Ordinária de Assembleia de Freguesia de Agualva do dia 15 de Dezembro de 2011. Sem direito à palavra nesta reunião, fizemos questão de manter o texto na integra que pretendíamos ler nessa altura para a próxima reunião que entretanto ocorreu a 25 de Janeiro 2012.





Espanto e indignação a nossa ao saber através da intervenção da bancada do PS, que o executivo da Junta de freguesia da Agualva tinha gasto 10.000€ na compra de uma nova viatura para a Junta. Como é que tal facto poderia ser possível especialmente na altura critica que atravessamos quer economicamente quer socialmente?! 

O Executivo ignorara a época natalícia, o comércio local e os fregueses mas não o comodismo interno patente na junta de freguesia!

Desloquei-me a Junta de freguesia pessoalmente e solicitei a seguinte informação, a fim de ficar documentado:

-Qual a marca e o modelo da viatura adquirida
-Qual o preço

A resposta da funcionária foi que tal informação tinha de ser solicitada por requerimento escrito ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia.

Para abreviar a resposta, efectuei a pergunta desta vez mais completa aos respectivos líderes de bancada com representação na assembleia de freguesia da Agualva; PS, BE, CDU; e também ao Sr. Presidente da mesa da assembleia de freguesia (pertencente à coligação PSD-CDS).

“Em virtude de pretender ser célere na publicação de um novo artigo referente ao assunto em causa, e uma vez que a junta de freguesia da Agualva não permitiu a consulta dos documentos referentes a aquisição da viatura e nem disponibilizou informação just in time às perguntas que se seguem, manifestamos, desde já, o nosso agradecimento a quem dos senhores disponibilizar através de documento oficial quer do partido quer fornecido pela junta respectivamente, resposta às seguintes perguntas:

-Que viaturas (marca modelo) a junta tinha até à compra desta nova? (preferencialmente agradecemos info sobre a que serviço estavam afectas)

-Marca e modelo da nova viatura assim como o mês de aquisição e preço pela qual foi adquirida. (preferencialmente agradecemos info sobre a que serviço vai estar afecta)”

Só um elemento da CDU respondeu. Vejamos a informação que obtivemos:

“Quanto às viaturas tenho dificuldade em lhe dar respostas a 100%. Fazendo um esforço de memória e não tendo conhecimento de qualquer abate de alguma, eis as que existem:

Autocarro marca Mercedes (?). Esta viatura foi comprada pela CMS para serviço da JF. A CMS é quem paga as despesas do motorista. É capaz já ter uns 12 anos de utilização. (…)

Viatura de caixa aberta. Não sei qual a marca. É a viatura que se encontra adstrita às obras da freguesia (parques infantis e outras obras, bem como para transporte de outros materiais);

Carrinha de marca Renault. (…) Esta viatura passou a ser utilizada para múltiplos serviços de acção social, deslocações de funcionários, etc e até para as deslocações do próprio presidente.

Quanto à viatura comprada recentemente com a desculpa, perfeitamente cretina, de que serviria para uma melhor ligação entre os departamentos situados em diversos lugares da freguesia, bem como para diminuir a pegada ecológica, são exemplos de que pensam que quem os ouve possui um QI baixo. A marca deste veículo é Citroen e custou à freguesia perto de 10 000 euros. “

É verdade! A explicação em assembleia de freguesia por parte do Sr. Presidente da Junta de Agualva teve o enfoque na justificação por questões de ser mais ecológica!

COMO É QUE ISTO É POSSÍVEL!

COMO É QUE ISTO É POSSÍVEL!

Numa altura de crise! Em que o dinheirinho tanto faz falta para bens essenciais! É uma ofensa pública aos fregueses da Agualva, ridicularizador dos sacrifícios diários que os fregueses mais necessitados fazem para poderem manter as suas casas, as suas famílias alimentadas! Sr. Presidente da Junta a sua sorte é que este povo não é unido, está sobrecarregado de dificuldades monetárias que nem se apercebe ou tem tempo para prestar atenção ao que anda a fazer, se não… nem sei o que já lhe teria acontecido!

Questões ecológicas Sr. Presidente! Este executivo não consegue projectar objectivos conducentes a uma melhoria da qualidade dos espaços na freguesia e muito menos na melhoria das condições socioeconómicas actualmente existentes na freguesia. Limitam-se a investimentos interno para o funcionamento da Junta e seus funcionários esquecendo que a razão da sua existência é para servir o freguês/freguesia (basta ver os investimentos internos e não só, mencionados no relatório de contas da junta).

Uma coisa é certa, do actual executivo da junta já pouco ou nada se pode esperar. Quase se pode concluir inclusive, que nem conseguem ter um bom relacionamento com a Câmara de Sintra. Basta ler a revista da Câmara e ver o que foi feito em Agualva e quantas vezes é mencionada a freguesia.

Era tão bom que a Junta de freguesia promovesse atempadamente a divulgação dos projectos previstos em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra para esta freguesia, e não só, para a cidade do Cacém! Por exemplo, quer a nível de eventos quer a nível urbanístico!

Questões ecológicas Sr. Presidente! Já repararam na visibilidade dos parques/espaços verdes bem tratados e minimamente bem projectados, na cidade da Amadora? Será que não se poderia aproveitar o que há de bom nas outras cidades e tentar trazer o mesmo para a nossa? A roda há muito que foi inventada, só é necessário analisar entre os modelos existentes qual ou quais a que melhor se poderia adaptar à nossa realidade/freguesia/cidade.

Reparem no parque mesmo junto à estação do comboio da Amadora quer de um lado quer do outro!

Questões ecológicas Sr. Presidente! Depois do Sr. Presidente da junta da Agualva ter ignorado por completo a nossa sugestão para a realização do desvio de 1,2m das paragens das camionetas na estação da CP, possibilitando melhor mobilidade em especial para os invisuais, faria sentido se batalhasse antes por dignificar a entrada da cidade/freguesia apresentando e defendendo um projecto que poderia melhorar substancialmente a qualidade de vida dos fregueses e sem duvida classificar a cidade do Cacem como ecologicamente mais agradável e valorizada?!

Questões ecológicas Sr. Presidente! Actualmente vêem um parque automóvel provisório assim como um estaleiro de obras junto à estação CP, fronteira com a freguesia do Cacém.
                                                        Estacionamento provisório perto da estação

                                                            Vista de que vem da estação da CP

Ops! O seu projecto é um parque de lazer e desporto dignificante para a cidade/freguesia!?
 Parque composto por zona infantil, lazer para a 3ª idade (junto à ribeira), desportivo para a juventude (pista de skats, desporto radical, etc), com área de manutenção fizica geral

Nova vista de quem sai da estação CP (faltam as árvores, o destaque é para o parque subterrâneo que não necessita de escavações mas sim da construção de uma plataforma superior para sustentar os diversos recintos)

...ainda para mais, mantendo o estacionamento automóvel disponível, mesmo que sendo a pagar !?!?

Ah Senhor Presidente, afinal o o Senhor até está preocupado ecologicamente e não só com os fregueses, também com a Cidade! 

Mas será que isto é um projecto megalómano? Sem interesse publico? Sem utilidade? Sem impacto na qualidade de vida dos cidadãos da cidade do Cacém? Será que a freguesia do Cacem também não ficaria contente e não seria proveitoso para todos?

Para perceberem melhor a ideia, Agualva + Parque “Infantil/Juvenil” do Alvito = Agualvito

O quê? Está a concentrar aqui os equipamentos dignos e necessários à utilização dos fregueses, vigilância contra o vandalismo dos mesmos e até considera promover a criação dum parque com o mesmo conceito quer na Anta da Agualva quer na parte de cima do Cacem (perto do Intermarche) em conjunto com a freguesia do Cacem?! Veja lá pois o Cacem também tem "dono"!   Será que não haveria redução de custos com a manutenção uma vez que passariam a ser vigiados (promovendo mais postos de trabalho)?

Sonho...Enfim, não creio que o Presidente da junta de freguesia da Agualva conseguisse tal proeza nem pensamento!

Afinal, os remores apontam para mais um mega edifico nesta zona?!

Questões ecológicas Sr. Presidente!...

Sem comentários:

Enviar um comentário